PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA


Encontre aqui as respostas para as principais dúvidas dos meus pacientes

Recurso de imagem VistaCreate

A idade ideal é muito relativa, o mais importante é que o (a) paciente tenha a indicação cirúrgica, a necessidade de se realizar o procedimento, através de um exame desta paciente (anamnese e exame físico). As cirurgias devem ser indicadas a partir de uma idade onde o corpo, de maneira geral, já esteja formado. Com excessão de cirurgias de lábio leporino, de 'orelhas de abano' ou quando há algum tipo de má formação. Pacientes com idade avançada não são impedidos a realizar procedimentos cirúrgicos, nestes casos o que vai permitir ou não a realização do procedimento será a avaliação dos exames clínico-laboratoriais do paciente e uma deliberação entre o cirurgião, clínico geral e cardiologista. Saiba mais.

Recurso de imagem VistaCreate

Se for uma hipertrofia muito exagerada da mama, levando a um problema postural, a cirurgia pode ser realizada a partir dos 15 anos. É importante lembrar que a paciente deve ter tido a menarca (1ª menstruação) e estar com as mamas formadas.

 Saiba mais.

Sim, é possível realizar duas ou mais cirurgias plásticas ao mesmo tempo, porém esta possibilidade vai depender dos tipos de procedimento, da saúde do paciente e, fundamentalmente, da avaliação do cirurgião plástico, que deve ser rigorosa e muitas vezes pode contra indicar esta associação.

Recurso de imagem VistaCreate

O procedimento cirúrgico deve ser realizado em centro cirúrgico de hospitais ou clínicas especializadas. E uma internação será necessária, podendo ser do tipo “Day Clinic” ou mais diárias, dependendo do tipo de procedimento. Porém, há uma gama de pequenos procedimentos minimamente invasivos que podem ser realizados na própria clínica do cirurgião plástico, sem necessidade de centro cirúrgico, ou internação.

Recurso de imagem VistaCreate

A técnica mais indicada é o Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, que preenche as rugas e os sulcos, deixando um aspecto natural e mais jovem. Saiba mais.

Em média, de 4 a 6 meses. 

Saiba mais.

Recurso de imagem VistaCreate

Recurso de imagem VistaCreate

Deve-se respeitar o limite máximo de 5% do peso corporal. 

Saiba mais.

Como posso aumentar os lábios?

Através do Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico. Saiba mais.

Recurso de imagem VistaCreate

Recurso de imagem VistaCreate

A Blefaroplastia, ou cirurgia de pálpebra. Através dela, se elimina o excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e / ou inferiores, rejuvenescendo o olhar. 

Saiba mais.

Sim. Normalmente, não há nenhum impedimento quanto ao aleitamento materno após a colocação do implante de silicone. Saiba mais.

Recurso de imagem VistaCreate

Recurso de imagem VistaCreate

Sim. Respeitando o tempo de resguardo indicado pelo médico após o pós-operatório. Saiba mais.

Recurso de imagem VistaCreate

Se você pretende engravidar em curto período de tempo, não é aconselhável que faça qualquer tipo de cirurgia plástica. Isto porque durante a gravidez, o corpo feminino passa por diversas alterações hormonais e físicas, como o aumento de circunferência e de peso, e pode ter todo o trabalho perdido rapidamente. Quanto à amamentação, o implante de prótese mamário não interfere. Em cirurgias onde retira-se excesso de pele ou tecido mamário, a mulher pode apresentar alterações, dependendo do caso e da técnica realizada.

Recurso de imagem VistaCreate


Dirigir exige cuidado redobrado durante o pós operatório de cirurgias corporais. Por isso, é recomendável buscar a liberação médica em todos os casos, pois aqui também depende do tipo de procedimento e da evolução do (a) paciente durante o pós operatório. De modo geral o (a)  paciente pode voltar a dirigir 1 mês após o procedimento.

Recurso de imagem VistaCreate


Varia de acordo com o procedimento e o protocolo do médico. Alguns sugerem drenagem pré-operatória, outros somente após a cirurgia, iniciando entre o 1º e o 7º dia após o procedimento.

Recurso de imagem VistaCreate


Sim. Não deve haver nenhuma exposição solar durante o período do uso de malhas cirúrgicas, cicatrizes, inchaços e equimoses (manchas roxas). O ideal é aguardar a liberação do cirurgião.

Recurso de imagem VistaCreate

A troca só será necessária se aparecer alguma alteração no exame mamário.  É importante que seja feito acompanhamento anual das mamas, através do ultrassom, mamografia ou ressonância magnética, que irá avaliar além da saúde das mamas, a condição e eventual necessidade de substituição das próteses. 

Saiba mais.

Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico, pois depende do tipo de procedimento. No momento atual com o home office é possível voltar a trabalhar muito mais rápido.

Recurso de imagem VistaCreate

Exercícios físicos são liberados de acordo com a evolução do pós operatório. Normalmente isso ocorre entre 15 e 30 dias, podendo chegar a alguns meses dependendo da complexidade do tratamento.

Recurso de imagem VistaCreate

Isso vai depender do tipo de procedimento e da evolução pós-operatória. O ideal, nesses casos, é sempre bater um papo com seu cirurgião plástico uma vez que esses casos são avaliados caso a caso.

Recurso de imagem VistaCreate

Recurso de imagem VistaCreate

O pós-operatório de uma cirurgia plástica varia de acordo com o procedimento realizado e com a evolução de cada paciente. É fundamental que o (a) paciente compreenda que o resultado final de uma cirurgia plástica está relacionado de modo direto à obediência irrestrita à conduta de pós-operatório indicada pelo médico. A não observância e não obediência a esta conduta pode comprometer não só o resultado da cirurgia, mas também a saúde do paciente.

Esta é uma das maiores preocupações dos (as) pacientes. De fato, a cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico que envolve cortes na pele. E como todo e qualquer corte na pele, a cicatriz é um resultado natural. Entretanto, o avanço e o refinamento das técnicas de cirurgia plástica têm permitido com que, na maioria dos procedimentos, as cicatrizes fiquem “delicadas”, muito discretas ou quase imperceptíveis. Durante a consulta o cirurgião plástico explicará detalhadamente ao paciente todos os desdobramentos de cada procedimento, inclusive suas possíveis cicatrizes. Lembrando que apesar da técnica cirúrgica ser favorável a uma cicatriz delicada, também deve-se levar em conta a pré disposição genética do (a) paciente que pode resultar em uma cicatriz hipertrofia ou queloide.

Recurso de imagem VistaCreate