UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA

Sou a quarta geração de cirurgiões na minha família. Meu bisavô, José Furtado, é da época dos  “médicos da família”. Construiu sua carreira e sua família na mesma cidade em que nasceu, Ituiutaba. Meu avô Darcy, filho de José, seguiu os passos do pai, se tornando o médico mais renomado da região. Lembro do dia em que faleceu, quando foi decretado feriado municipal, quase a cidade inteira foi se despedir dele. Quando vou à Ituiutaba tenho alegria em passar pela Emergência Municipal que leva o seu nome. 

Dr. José Furtado e Dr. Guilherme Furtado. Clínica São Vicente da Gávea RJ 2022.

Meu pai e grande mentor, José Furtado, atua até hoje. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é considerado um cirurgião de grande prestígio na área médica, com resultados excepcionais em casos graves de cirurgia reparadora. Foi com o exemplo destes grandes médicos em casa, ainda criança, que eu senti o despertar da vocação para a medicina. Aos 15 anos já acompanhava o meu pai em cirurgias. Assistia com fascínio a transformação dos pacientes, tanto estética quanto emocionalmente. Desde então tive a certeza de que aquele seria o meu futuro, o de transformar a vida das pessoas. 


Santa Casa da Misericórdia Rio de Janeiro.

Me formei em medicina pela Faculdade Souza Marques. No primeiro ano do curso comecei a acompanhar o dia a dia dos hospitais, onde ganhei experiência e vivi a realidade da saúde pública. Em seguida, me especializei em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Nesse período trabalhei em importantes hospitais públicos da cidade, como Souza Aguiar, Miguel Couto, Lourenço Jorge e Santa Casa da Misericórdia. 

Dr. Guilherme Furtado e Professor Ivo Pitanguy. Rio de Janeiro 2006

Aos 26 anos ingressei na mais renomada residência de cirurgia plástica, do querido Professor Ivo Pitanguy. Durante este período trabalhei no Hospital do Andaraí, onde ganhei vasta experiência em queimaduras graves e no INCA, Hospital do Câncer do Rio de Janeiro, onde tive a oportunidade de restaurar mamas em mulheres que sofreram da doença, devolvendo à elas auto estima e confiança. Durante toda a minha formação me aprofundei na cirurgia reparadora, e me aperfeiçoei na cirurgia estética.

Sou membro titular da Sociedade de Cirurgia Plástica, participo de congressos nacionais e internacionais. Há 15 anos atuo como referência em cirurgia plástica na Clínica São Vicente da Gávea Rede D’Or.

Obrigado por querer saber mais sobre minha história!

Guilherme Furtado